Paisagismo
Um Jardim para todos, um Jardim, para cada um

“Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará.”
Cicero
Jardins verticais não são tendências, são necessidade tanto do ponto de vista estético como do bem estar que proporciona, além de ser a solução ideal para ambientes onde não há espaço para um jardim ou quando harmonizado com um.
São inumeráveis as diversas formas que pode ter um jardim, as variedades de plantas e flores que o podem compor, mas a verdade é uma só: Ter um jardim em áreas residenciais ou comerciais é um privilégio que deveria ser desfrutado por todos, dadas as vantagens e a indiscutível beleza que eles podem acrescentar num ambiente.
Entre as vantagens:
- estabelece conexão entre as pessoas e a natureza da qual faz parte
- traz o exterior para o interior
- ajuda a purificar o ar
- sensação de conforto e bem estar
- beleza e sofisticação a qualquer tipo de ambiente, independente de seu tamanho – podemos utilizar quadros verdes já que, jardins verticais são comparados a obras de arte
- da vida a espaços sem vida e importância (ex paredes, divisórias, corredores e muros)
- os jardins verticais nos dá a percepção de amplitude do espaço
- jardins podem ser utilizados como divisórias de áreas
- usado em ambientes de trabalho, causa aumento comprovado de produtividade
- ajudam na térmica dos ambientes
TIPOS DE JARDINS VERTICAIS
Os Jardins verticais podem ser feitos com plantas e flores
- naturais
- artificiais ou também chamados de permanentes
- ou preservadas (naturais desidratadas ou secas)
Cada tipo é utilizado para suprir determinadas características do ambiente ou necessidade do cada cliente.
JARDIM VERTICAL ARTIFICIAL COM PLANTAS NATURAIS
“O segredo da felicidade está em você. Respire fundo e regue o seu jardim de sonhos, levante o queixo e assista suas flores crescerem.”
Hugo Dalmon
Para um jardim vertical com flores e plantas naturais é imprescindível que haja iluminação natural, ventilação e que as espécies sejam escolhidas de acordo com essas e características do local. É necessário que haja um sistema automático de irrigação ou que sejam feitas regas sistemáticas para o bom desenvolvimento das plantas.
- “Ah mas meu ambiente não tem luz natural e ou ventilação suficiente, há necessidade de pouca ou nenhuma manutenção, não há budget ou condições no ambiente para irrigação automática, não há como fazer regas…..”
Devemos então avaliar a implantação de um jardim vertical com plantas artificiais ou preservadas.
JARDIM VERTICAL ARTIFICIAL COM PLANTAS PERMANENTES
Toda a beleza de uma parede verde e sem manutenção e com alta durabilidade.
Com o desenvolvimento de alta tecnologia hoje podemos contar com plantas artificiais similar aos exemplares naturais com perfeição quanto as cores, texturas, brilho e movimento feitas com poliéster, polietileno e também em tecidos e seda fina. Muitas vezes é preciso tocar para saber que são mesmo artificiais, e as produzidas em silicone mesmo assim deixam dúvidas pois tem toque de pele.
As plantas artificiais são produzidas em qualquer tamanho e conta com uma ampla gama de espécies. Não exige manutenção ou sistema de irrigação, o que torna sua aplicação prática e econômica, sobretudo, para ambientes corporativos.
Com o jardim artificial, o ambiente ficará com um ar moderno, funcional e elegante.
Tempo médio de duração: de 2 a 3 anos
JARDIM VERTICAL COM PLANTAS PRESERVADAS
As plantas preservadas, são plantas que passam por processos de desidratação, tingimento e secagem, mantendo ao máximo as características das naturais frescas. Utilizadas em jardins verticais podem durar no mínimo um ano, recomenda-se manutenções anuais, para substituições de hastes danificadas.
Recomendado para ambientes internos (fechados).
“Cultivo alegrias no jardim onde estamos eu, os sonhos idos, os velhos amores e seus segredos…”
Lya Luft
“O segredo da felicidade está em você. Respire fundo e regue o seu jardim de sonhos, levante o queixo e assista suas flores crescerem.”
Hugo Dalmon